As águas – 22 de Março

Um dos principais eixos que temos na FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica é a busca contínua pelo cuidado. Esse cuidado é expresso nos relacionamentos que procuramos cultivar, nos serviços que prestamos e na consciência que estimulamos em relação à Avaliação Psicológica e, também, ao Meio-Ambiente.

Fountain - Extraído de: sxc.hu

Algumas pessoas ficam espantadas por termos como um de nossos valores a Responsabilidade Ambiental, e perguntam o que isso tem a ver com a Psicologia. Nós devolvemos a surpresa para elas “ora, como não ter essa preocupação?” Entender que nossas ações possuem um impacto grande no nosso meio é um caminho necessário para nosso desenvolvimento, independente da profissão ou área de atuação. Se quisermos cuidar, devemos estar dispostos a dedicar esforços em mais de um sentido, e cuidar do meio-ambiente é uma maneira direta de poder colocar em prática nossa preocupação para com todos. Além do valor, temos também nosso projeto Na Raiz do Relacionamento.

Hoje no Brasil vivemos numa condição muito particular em que aos poucos a consciência ambiental vai ganhando mais força. Falta muito para que as pessoas entendam a realidade global e a urgência de se ser mais consciente.

Ainda falando de hoje, mas hoje bem especificamente dia 22 de Março, celebramos o Dia Mundial da Água. Esse recurso natural infinitamente associado à nossa sobrevivência está padecendo de nosso próprio desleixo para com o meio-ambiente. Hoje é um dia de refletir e tomar providências. O Brasil vive uma situação crítica em relação às águas, talvez isso faça com que as pessoas tomem ainda mais consciência de suas atitudes. Há racionamento de água, risco de apagão hidrelétrico e noutro extremo excesso de água e perdas incontáveis. As águas estão descalibradas, assim como nós, que temos dificuldade para entender que somos tão parte de tudo quanto qualquer outro ser. Não podemos mais aceitar qualquer comportamento inconsequente sobre o futuro do nosso planeta. O desperdício de água é um desses comportamentos. Só pra se ter uma idéia, ao lavar uma calçada com a mangueira são perdidos 279 litros de água em 15 minutos!

Lake with waterfall - Extraído de: sxc.hu - Créditos: Nick Winchester

Por isso não dá pra deixar para depois o valor da Responsabilidade Ambiental. Por isso que mesmo pequeninamente é importante falar do Dia Mundial da Água. Porque qualquer esforço que nos ajude a preservar esse planeta, já é um esforço que mostra que estamos dispostos a mudar a situação e a abraçar o cuidado para com tudo e para com todos, e hoje principalmente para com uma fonte inexorável à vida: a água.

Deixamos abaixo dicas sobre como economizar água, boas e detalhadas dicas tiradas diretamente do site da SABESP [mais dicas AQUI]

 

No banheiro

Banho de 15 minutos? Olha o Nível!

O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água.

 Hora do banho

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

 Ao escovar os dentes

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

 Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.

O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

 Descarga e vaso sanitário

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuas a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga.  Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

Lugar de lixo é no lixo. Jogando no vaso sanitário você pode entupir o encanamento. E o pior é que o lixo pode voltar pra sua casa.

 Na cozinha

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágüe. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.

Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.

Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

Você sabia que ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

 Área de serviço

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.

Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão.

 Lavar roupa

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. E que tal aproveitar a água do enxágüe para lavar o quintal?

A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.

 Jardim e piscina

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.

Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!

Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

 Calçada e carro

Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa.

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.

Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágüe da roupa ou da louça.

Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.