Qualquer descrição da vida é uma redução que acaba por não fazer muito jus a tudo que se passa conosco, na nossa mente, no dia-a-dia. Mas podemos sim imaginar que a nossa vida, a de cada um de nós, é um pequeno fio, sim um pequenino fio que vai se juntando ao de outras pessoas e que juntas formam justamente laços e abraços e encontros e pontos.
Nossa vida nesse pequeno fio vai se desenrolando, às vezes dá umas emboladas, às vezes segue firme e reta e se alinhava tão facilmente às demais companheiras que temos até medo de tentar mudar alguma coisa pra não estragar.
A vida de cada um, ou o fio de cada um, tem uma cor específica, vai ganhando as cores que a gente quer, vai mudando, vai se embolando noutros tons e nalgumas vezes pode também empalidecer.
Em cada novelo de nossas vidas temos nós e pontos a saltar, pontos que exigem nossa atenção ativa para o porvir, para o que precisa de nosso ser inteiro. Muitas vezes vamos deixando esses pontinhos passarem e não há nenhum problema, às vezes o próprio puxar do fio faz com que ele se desembarace, mas outras tantas vezes o perigo é de um nó se associar a outro, e a outro e a outro, e eles vão se associando, formando um clube sem fim. E ficamos com toda essa confusão na nossa cabeça, mas não só na mente, em todo nosso corpo. Nossos nós vão nos limitando, vão tornando rígido nosso fio, menos elástico, e todo o nosso ser se vê embolado nisso.
Existem formas diferentes de desembaraçar esses nós, esse novelo atordoado que formamos às vezes, a Psicoterapia é uma delas.
A Psicoterapia é um acompanhamento sistemático que visa gradativamente auxiliar a pessoa a ir recontando sua história, resgatando seus sonhos, seus medos, seus tropeços, pequenos nós que se juntaram num embolo.
A Psicoterapia faz isso através do acolhimento de condoídas lembranças, de aparentemente “infantis” escolhas, e de tudo mais. Nossa idéia de Psicoterapia é juntar mais mãos nesse alinhavar da linha de nossa vida, para que tenhamos mais força para desatar nós fortes, mais delicadezas para analisar os imbricados embaraços que arrumamos no passado e já estamos formando pro futuro.
A Psicoterapia é uma ocasião de encontro para ensejar o espírito que persegue usufruir de todos os milímetros do fio de nossa vida. É uma disposição para o encontro, não o encontro fácil e trivial da correria, mas do encontro legítimo daquele que busca rever pontos essenciais.
No alinhavar de nossos fios, temos que manter os olhos bem abertos, atentos ao ponto que tecemos, a imagem que formamos, ao presente que construímos. Tudo isso está deitado às nossas mãos. E aqui, na FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica, oferecemos mais mãos para lidar com essa frágil trama da vida, de ter o prazer de testemunhar o conduzir desse nobre fio da pessoa. Conte sempre conosco, a honra é nossa.