Quando alguém pensa na Psicologia é inevitável que venha à sua mente a idéia de uma pessoa em um divã, falando sobre sua vida enquanto o psicólogo, “impávido”, o acompanha nesse processo. Essa idéia clássica do que seja Psicologia peca por um único fator: ela deixa de lado uma pluralidade quase que inacreditável de práticas que os psicólogos, arduamente, vêm conquistando ao longo do tempo.
Talvez essa seja a maior celebração que a FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicóloga deseje fazer nesse ano: a pluralidade da Psicologia. Esse conjunto assombroso de trabalhos e abordagens que os psicólogos vêm desenvolvendo. No nosso entendimento, essa expansão é como um resultado “natural” de uma sociedade que percebe cada vez mais a necessidade de ter a Psicologia e seu conhecimento no cotidiano político, cultural, social. Tudo em prol da saúde, em seu mais excelso significado: de bem-estar pleno, físico, psíquico, social. Daí a urgência de várias psicologias, no âmbito clínico, social, hospitalar, do trânsito, do trabalho e outros tantos! Para cada um há uma singularidade psíquica que mira alçar o bem do outro.
A Psicologia é tão rica – e tão complexa e às vezes tão paradoxal – porque toma para si exatamente aquilo que é rico, complexo, paradoxal e infindável: o fenômeno humano.
Entendemos esse “fenômeno humano” como um bem, um bem inextirpável do que concebemos por Psicologia. Portanto, concebemos também para a Psicologia uma dimensão profissional ética. E aqui então o que desejamos oferecer nessa celebração do Dia do Psicólogo é que todos nós, profissionais, jamais percamos de vista o que mais importa: a pessoa. Seja a que está diante de nós seja aquela longínqua, que é afetada pelo nosso labor.
A Psicologia nasceu de uma curiosidade genuína pelo humano. É responsabilidade nossa, dos profissionais, sustentarem e desenvolverem essa curiosidade, mesmo que com toda mistura. Nós hoje celebramos com um convite muito claro: lutemos por uma Psicologia plural, mas profundamente ética. Aqui reside o espaço maior de nossa realização profissional.