Sustentamos o exercício da humildade de dizer quem somos, a que viemos e a que nos propomos. A humildade de saber que limitações também são constitutivas, mas que não nos impedem de tentar, de arriscar e de efetivamente propor.
A humildade na verdade nos torna fraternos. Não é à toa que a palavra humildade venha da mesma raiz que humano e humanidade [humus] porque ao reconhecer nossas limitações acabamos também entendendo que é possível lidar com elas através da família humana e humilde. É assim que o horizonte da nossa inteligência se expande na companhia e na partilha com o outro.
Deve ser por isso que além de se referir a humano e a humanidade, humildade também se refira a terra [humus]. Porque o humano verdadeiramente fértil é aquele que usa aquilo que é, as características que possui, e não busca fixar suas raízes no ar ou numa pretensa imponência. Nós da FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica não esperamos fazer com que nossas propostas soem grandes quando não o sejam, que pareçam profundas quando não puderem ser. De fato, sabemos que elas podem ser pequenas. Nosso desejo é que ainda que pequenas saibamos ser humildes para cultivá-las com toda verdade, e fazer com que o pequeno seja, sobretudo, fértil.
A reprodução total ou parcial deste conteúdo é expressamente proibida, salvo com autorização por escrito do autor. Conteúdo registrado no 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Belo Horizonte – Minas Gerais [Registro nº. 1070514].